BMW prepara facelift para o SUV XM ainda este ano

Apesar de um crescimento de 15,8% nas vendas no ano passado, o BMW XM continua com números modestos no mercado. Foram apenas 7.813 unidades entregues em 2024, um desempenho que o coloca na parte inferior do ranking da marca — até mesmo o conversível Z4 teve melhor performance, superando a marca dos cinco dígitos. Ainda assim, a montadora alemã parece disposta a dar uma nova chance ao seu SUV híbrido plug-in de alta performance.

Fontes próximas à sede da BMW, em Munique, afirmam que o XM passará por um leve facelift ainda em 2025. No entanto, não há expectativa de mudanças significativas no design ou na mecânica do modelo, que faz parte da linha M, desenvolvida especialmente para alta performance. Segundo apurado, o foco da atualização será a introdução de novas cores para a carroceria e ajustes sutis no interior, como materiais e acabamentos.

Itens como os faróis e as lanternas traseiras devem permanecer inalterados. Alterá-los exigiria novos moldes de produção, o que acarretaria custos elevados — algo que não se justifica diante do desempenho comercial do XM. A estratégia deve seguir a mesma adotada no ano anterior com o M2, que também passou por uma revisão discreta conhecida internamente como Life Cycle Impulse (LCI). Na época, o chefe da divisão M, Frank van Meel, explicou que o modelo havia sido renovado de forma pontual, sem mudanças profundas.

Outra modificação prevista para a linha XM diz respeito à simplificação das versões disponíveis. A versão de 644 cavalos de potência deve ser retirada do catálogo. Com isso, o SUV eletrificado será vendido nos Estados Unidos apenas na configuração Label, que entrega impressionantes 738 cv. Já para a Europa, a marca deverá manter a versão mais acessível com motor seis cilindros, batizada de 50e.

O futuro do XM ainda é incerto. Desde 2024, surgiram rumores contraditórios sobre a continuidade do modelo. Alguns apontavam para o desenvolvimento de uma nova geração totalmente elétrica, enquanto outros indicavam que o XM seria um projeto de ciclo único, sem sucessor direto. A última atualização sobre o tema, em junho de 2024, dava conta de que a segunda geração ainda não havia sido oficialmente cancelada. Contudo, os sinais atuais sugerem que o modelo atual poderá ser descontinuado definitivamente em meados de 2027, sem substituto imediato confirmado.

A BMW, por ora, parece apostar em ajustes pontuais para tentar prolongar a vida útil do XM no mercado — mesmo que ele continue sendo um produto de nicho dentro da gama da marca. A reestilização prevista para este ano será um teste de fôlego para um SUV que ainda busca conquistar seu espaço.